sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Serviços, Mercados e Prostituição....Alguns esclarecimentos

O termo mercado e serviços sexuais podem se transformar numa expressão genérica para se entender as transações econômicas e as relações que permeiam os serviços propostos. Primeiramente, o que existe é uma ampla designação dos termos, onde outras áreas vão se posicionando: Sex-shop, saunas, moteis, casas de massagem, revistas pornograficas, videos pornos e até o turismo sexual operam sob horizontes normativos e regras sociais distintas para publicos cada vez mais específico.
Quero enfatizar que mercado de serviços sexuais se refere à prostituição e os seus distintos meios de divulgação(ciberespaço, anuncios em jornais, casa de shows eróticos...) e não exclusivamente os mesmos em relação ao turismo sexual. Ambas as questões bastante distintas e que por vezes tornam-se uma fronteira borrada por falta de informações importantes.
O proprio termo “mercado” que uso, é diferente daquele comumente entendido por especialistas em negócios, finanças e economia. Existe uma complexidade em designar a relação entre capital e geração de riqueza pelo mercado e seus desdobramentos nas relações de negócios. Na há como negar que, o mercado sexual gera ganhos econômicos e está crescendo constantemente, organiza-se como qualquer empresa na sociedade, tendo suas tendências e valores do momento.
Já o termo Serviço sexual é bastante especifico dentro do mercado sexual e não deve ser confundido com negociação do corpo.Tão pouco entendido como inferior ao mercado mas sim como algo que contra poem-se a exploração sexual que se engendra na infancia e que é compreendida aquí como uma rede de pessoas e profissionais das mais diversas área articulados que evocam uma complexidade de setores envolvidos independentes para fins sexuais e desumanos da exploração infantil .
O que se oferece no serviço sexual pelo profissional do sexo é o saber "fazer" e a atividade sexual, trata-se de uma relação impessoal que tem foro econômico, mas envolve questões acerca do mercado e das subjetividades dos envolvidos. Os serviços sexuais e as relações pessoais não estão tão distantes uma da outra, quando o que se está em questão é atividade sexual. O mesmo abre-se em inumeras possibilidades de encontros e intimidade, além das relações financeiras. E as proprias formas de gratificações são variaveis de acordo com os serviços feitos.
Como esses conceitos agora expostos, busco esclarecer e ao mesmos tempo ampliar a reflexão em torno da problemática enquanto elabora-se novas possibilidades de olhares para o tema sem cair na mesmice do que dito.

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