quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O contexto histórico e o objeto de estudo das Ciências Sociais

PODEMOS DIZER QUE O APARECIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS FOI O RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE EM DETERMINADO MOMENTO DO CAPITALISMO: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA...PARA OS QUAIS OS SABERES JÁ INSTITUIDOS ( AS CIENCIAS, AS RELIGIOES E A FILOSOFIA) NÃO ERAM SUFICIENTES NEM ADEQUADOS PARA EXPLICA-LOS.

ENTÃO HÁ UMA RUPTURA NA FORMA DE SE PENSAR A REALIZADADE A PARTIR DA QUAL SE ABANDONA O SENSO COMUM E AS EXPLICAÇÕES QUE ATRIBUEM OS PROBLEMAS DA VIDA HUMANA À JUSTIÇA DIVINA OU À IMPERFEIÇÃO NATURAL DO HOMEM.

NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA, OS CIENTISTAS SOCIAIS, INSPIRADOS PELAS CIÊNCIAS FÌSICAS E NATURAIS PROCURARAM ADAPTAR OS SEUS PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO AO ESTUDO DA REALIDADE SOCIAL. TENTARAM IDENTIFICAR OBJETOS, FENÔMENOS E ACONTECIMENTOS QUE CUMPRISSEM O PAPEL DE “ÀTOMO” DA SOCIEDADE OU ELEMENTOS PRIMORDIAIS DA SOCIOLOGIA, CAPAZES DE EXPLICAR A COMPOSIÇÃO DOS MAIS DIFERENTES TECIDOS SOCIAIS. TAL TENTATIVA DE IGUAL A METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS CIENCIAS SOCIAIS NÃO CONTRIBUIRAM PARA UMA FORMA DE GARANTIR A OBJETIVIDADE DA PESQUISA.


A FAMILIARIDADE COMO SOCIAL OU O SOCIAL COMO EXOTICO.


Os fenômenos sociais são normalmente "coisas" próximas, com as quais temos contactos freqüentes no dia-a-dia e em relação às quais já possuimos algum conhecimento (senso comum). Pense em casos como o consumo de droga, a imigração, o desemprego, a educação, a violência e etc. Vejamos com mais detalhe o exemplo da educação: um certo indivíduo já foi aluno, agora tem filhos que andam na escola, é vizinho de um Professor e cunhado de uma Contínua, passa todos os dias ao pé de duas escolas, vê notícias na TV sobre a educação, etc.
Essa familiaridade com o social pode constituir um obstáculo epistemológico caso leve a pessoa a pensar que já sabe o suficiente sobre o assunto, que as crenças do senso comum bastam e que portanto não é preciso investigar mais. O que é um erro, pois mesmo que essas crenças sejam verdadeiras é preciso investigar para aprofundar o conhecimento e saber justificar aquilo que se sabe.

9 comentários:

eu disse...

Gostei costinha, ajudou muito no trabalho.

---
Ah costinha, gostaria q vc colocace algo sobre o texto da pagina 15 de sociologia, o do trabalho, pra gente entender melhor . bjs :*

Por : Thais Gregório - 1°ano

Rodrigo disse...

No contexto de estudo das ciências
sociais vem no comportamento social do homem, portanto o objeto é o estudo do comportamento social humano.
É isso Costinha...

de: RODRIGO DE OLIVEIRA - 1ºANO
E. MÉDIO

renata_negreiros disse...

adorei pois fala como sao os comportamentos do homem diante a sociedade eno geral... parabens pelo seu trabalho mas gostaria q vc colocasse sobre o texo da pg 15 pois nao tem falando e vc pediu pra compara ta bom obg ...1ano

Luana disse...

Gosteei muito .
Estar ajudando muito no nosso aprendizado,.
Parabéens pela a suua idéia de fazer um BLOG educativo ,. estar deixando o assunto abordado, mas claro.

por:LUANA ANDRESSA -1º ano E.M.

jay ferreira disse...

Costinha,adorei o que você colocou ajudou a amplificar melhor o conteúdo abordado no trabalho,já que o contexto mostra que a Sociologia busca entender os meios e os processos que interligam a sociedade e seu modo de agir através do ambiente em que as pessoas vivem seja ele escolar,familiar e social.
beijos :*

Por : Jayanne Ferreira - 1° ano C.Equipe :*

joannelisy disse...

Gosteii bastante do assunto ,tá dando pra entender bem a máteria e está ajudando muito no trabalho .

Por : Joannelisy 1°ano E.M

joyce eloysa disse...

BOM!eu acho que o assunto social é muito enteresante de se estuda por que nos ensina o prinsipio da nossa vida ,ou seja ,deixa nós jovens mas atentos as coisa que aconte ao nosso redo ,coisa que não damos Importancia como : a violência ,o desemprego e outras coisa por que estamos nos preparando para um vida em sociedade onde a coisas que não concordamos ,porém podemos muda atitudes com :se poder da um emprego então dé ,não esmola ,ou aceita a religiaõ das outras pessoas que são diferentes de nós e combate a probreza que esta no nosso cotidiano .Trabalhos como este é bom para ter o pensamento mas aberto e conhecer coisa que não conhecemos e apreder coisa que entendemos .
Gostei muito do trabalho pq aprendi coisa que antes ñ sabia espero aprender mas com vc costinha, conclução :Então os estudos das ciências socias estuda a sociedade ou seja o homem em geral e seus atribudos de vida .


Joyce Eloysa 1 ano E.M.

joyce eloysa disse...

GOSTEI MUITO DESSE ASSUNTO PQ MIM FEZ APRENDER OUTRAS COISA E MIM AJUDOU NA MATERIA DA ESCOLA E NO TRABALHO

JOYCE ELOYSA 1 ANO E.M

joyce eloysa disse...

Admiro a sua capacidade de interagir com os estudos sociologicos, pois e um estudo muiiito complicado é que e preciso ter muita atenção , quanto nele como na filosofia .

Parabéns pelo o trabalho que vc faz com nós (Todos os alunos ) , ajuda a mudar muiiitos pensamentos em relação a sociedade e a vida .

Saionara Câmara 1 ano E.M