No que se refere a condição humana, podemos ver o desempenho da ordem educacional da cultural. é imprescindivel. É preciso esclarecer uma coisa: entende-se como educação tanto aquela que se passa na instituição-escola como as informações que são recebidas de forma indireta na formação social da pessoa.
A identidade se constrói dentro desse contexto social, cultural. O prazer e o desprazer vão corresponder a valores intrínsecos de cada cultura como tambem determinar a identidade das pessoas e as interações com os outros.
O contrario, o ocorre com modo de atividade dos animais e das plantas que é instintivo e reprodutivo, a uma completa ausencia de valores dos animais nas suas atividades. A Biologia, a Zoologia e a Botânica afirmam cientificamente que o comportamento animal em toda sua complexidade acontece através das motivações instintivas, obedecendo a ciclos de gestação, nascimento, desenvolvimento e morte.
A partir dessa lógica, toda a questão da identidade cultural se põe em outro patamar, pois na cultura forma o que somos e não é no biológico ou hereditário que determinado a maneira de conseguir uma identidade cultural.
A formação da identidade e nossa educação são questões que quando estudadas de forma generalizada não serão capazaes de mostrar a verdade entorno do tema. Entendê-las vai exigir um estudo de questões transversais, ou seja,outros temas que não são presentes nos livros e artigos cientificos. Michel Foucault (filosófo) trabalhou de forma singular a transversalidade dos temas perifericos ao ensinar e aprender, associado-o às questões tais como a disciplina dos horarios, da higiene e controle do corpo e do poder da vigilancia em nós. E quando nos referimos a essas questões citadas, pensamos novamente no papel da educação tanto escolar como familiar. Quando por meio de gestos e palavras que vão elaborando a identidade de cada um, moldando o comportamento social.
Assim, homens e mulheres desde cedo, vivem as suas identidades de acordo com os padrões sociais impostos pelas instituições educacionais, religiosos e familiares (MARGARED MEAD, Antropologa). Uma das formas de definição desses padrões de identidade, é o estabelecimento de um amplo modelo de correto e errado no exercício das praticas sociais. Vemos nesse caso uma articulação de dominação nas dimensões sociais e relacionais, sempre em função da realização dos desejos considerados melhores ou corretos.
Um comentário:
"... Vivem as suas identidades de acordo com os padrões sociais impostos pelas instituições educacionais, religiosos e familiares." Esta parte do texto pra mim, destaca muito bem o princípio de cultura.
A formação da cultura em cada pessoa realmente depende do seu convívio e dos padrões impostos pela sua família, religião, e todo um contexto envolvido.
bjs :D
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