domingo, 20 de agosto de 2017

Macaiba, outra cidade

Em qualquer cidade hoje se observa os moradores e  o uso e acesso de cada um em relação as tecnologias. Até, podemos medir essa relação ao ritmo em que esse fenômeno social foi ocorrendo nos últimos anos. Ou seja, como nós nos tornamos extensão da “era digital.” Uma enxurrada a cada ano. Se você parar um pouco para pensar quantos telefones já teve e terá, pode perceber a dimensão.  Isso não ocorre somente na informática, os eletrodomésticos estão dentro do processo de menos duráveis, sem conserto e descartáveis.
Esse ciclo da exploração de matérias primas, produção, comércio e descarte gerou uma crise ambiental e social. Dai, um novo conceito que tente redimensionar a vida e produção e consumo: Sustentabilidade, que significa ser a capacidade de exploração das matérias primas e impactos mínimo na natureza, associando a vida social mais solidaria com o diferente.
Em outras palavras, atender ás necessidades sociais de todos sem comprometer as gerações futuras e suas próprias necessidades. Esta é uma das definições mais simples de entender o novo desafio colocado para cada cidadão, quer seja a um asiático, americano ou macaibense. Assim, a nossa cidade e suas gestões devem administrar de forma ecologicamente correta, de economia viável, socialmente justa e culturalmente aceita. E isso tem haver como nós produzimos, comercializamos e descartamos os lixos.
Façamos um duplo movimento: primeiro retroceder no processo de exploração e ocupação que viveu a cidade até agora. Desde a fundação até os dias atuais. Depois, irmos adotando atitudes sustentáveis individualmente e nas instituições macaibense e dar e possibilidade educação que envolva a todos. Assim, introduzir novas formas de atender a demanda social, de produção e consumo dos cidadãos. Far-se-á necessário aglutinar um pouco de cada um dos serviços oferecidos na cidade, e quiçá desenvolver um método para melhor sistematizar a exploração, comercialização e consumo na cidade, pilares da sustentabilidade.

Explicar e colocar em pratica não é difícil. Basta tentar trazer para o cotidiano das conversas do macaibense. Numa parada de ônibus puxar assunto sobre a questão da mobilidade urbana com uso de meio menos poluente como bicicletas, é levantar o debate institucional sobre a arborização, na hora que somos clientes e compramos os produtos ver a maneira de como são embalados ou se somos comerciantes vender de forma ecologicamente correta e até observar a forma de moramos nas nossas casas. Assim, a gestão do município deve voltar para todos os segmentos e organizar uma pauta com passos para ir diminuindo a degradação social e ambiente na cidade, afinal, Macaíba pode ser outra cidade para todos.

Nenhum comentário: