quinta-feira, 20 de novembro de 2008

X A D R E Z

O potencial de todo e qualquer ser humano está nas suas capacidades de desenvolver o conhecimento. Acredito que a prática do xadrez colabora para o desenvolvimento da inteligência em sua multiplicidade e em particular a espacial (GARDNER:1994, 149). Por isso, as potencialidades humanas só crescem em contato com os desafios que instiguem a resolver com inteligência e criatividade os desafios que tem diariamente. Diante dessa idéia defendo o uso do xadrez como um meio para o crescimento da inteligência humana e da prática da ética reflexiva.
O jogo do xadrez está impregnado de uma condição de transversalidade, pois é no exercício dele que podemos ver as diversas nuances do pensar e também certas questões de valores humanos.
Os jogos de uma maneira geral sempre despertaram o interesse e a curiosidade das crianças e dos adolescentes. Na segunda fase da infância, as crianças desenvolvem jogos e brincadeiras que as socializam com as regras. Nesses jogos e nas brincadeiras, a quebra das regras corresponde a uma grave falta para o convívio dos mesmos. Quando são introduzidos na adolescência, os jogos ganham uma forma de demonstrar capacidades físicas e intelectuais. (PIAGET: 1975, 303 - 304)
Quanto às questões dos valores humanos, tão em voga atualmente, percebo que as crianças e adolescente, que participavam das partidas de xadrez independente da faixa etária, estavão desenvolvendo um senso ético em relação ao ser no mundo. Assim como afirmam acerca da ética:“ Diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é: Como agir perante os outros? Verifica-se que tal pergunta é ampla, complexa e sua resposta implica tomadas de posição e valorativa. (...) A questão central das preocupações éticas é a da justiça entendida como inspirada pelos valores de igualdade e eqüidade. (...)” ( PCN. 31 – 32). Desta maneira, eles ficam atentos a problemas relacionados à cidadania, limpeza e preservação da natureza.
É evidente que o xadrez em si só não vai formar o cidadão "SUPER-ÉTICO", mas que é uma boa ajuda para construirmos pessoas conscientes e comprometidas com o coletivo, com as responsabilides e limites, isso fica evidente. Procurem saber mais sobre essa prática milenar que se confunde com a historia da civilização humana. E xeque-mate...

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