terça-feira, 14 de julho de 2009

TEORIA DE PIAGET

As teorias de Piaget tentam explicar como o ser humano desenvolve e possui a inteligência. Cabe uma reflexão sobre o que seria o conceito de inteligência em si nas Ciências, mas isso fica para outro momento. Segundo o mesmo, os mecanismos que o indivíduo adquire e desenvolve para TER o conhecimento epistêmico e a própria inteligência em si foram elementos de constantes análises da pesquisa. É necessário ressaltar que a teoria tem base científica com comprovação das teses defendidas e compreende-se um conjunto de conhecimentos psicopedagógicos bastantes difundidos nas áreas de educação, psicologia e sociologia.
A inteligência ( objeto de suas investigações ) em Piaget, seria e é o mecanismo de adaptação do organismo a uma nova realidade. Sendo construída constantemente em novas estruturas, algo dinâmico e volátil com o meio social. O indivíduo vai crescendo de forma intelectual a partir de exercícios e estímulos do universo que o cerca e principalmente pelas trocas simbólicas que ocorrem com ele. Assim, o  físico-corpóreo também se desenvolve nesse processo. O comportamento reflete a interação e os valores adquiridos do ambiente social no qual está imerso. Essa versão é resumida para a abrangência e detalhes que o pedagogo suíço descreve. 
Quanto mais diversificada e complexa for interação social, maior será a estrutura de inteligência. Se o individuo puder interagir sobre o objeto de conhecimento e criativamente responder aos novos desafios postos, isso será sinal de maturação e capacidade de assimilação intelectual, pois ele estará mudando tal objeto. Essa assimilação e acomodação constituem-se em um mecanismo de equilíbrio progressivo do conhecimento.
Piaget elaborou a teoria denominando de psicologia genética. Não há inteligência inata, ou seja, o individuo não nasce sabendo; a gênese da moral (exterior ao individuo) se faz progressivamente em estágios sucessivos em que a criança organiza o pensamento e o julgamento. Assim adquirindo a capacidade de compreender e justificar suas atitudes e a dos demais. A psicogênese não é uniforme e ocorre em estágios não estanques de desenvolvimento mental (dependendo do grupo social a que pertença o individuo haverá variação nas faixas etárias).
A obra de Piaget não é uma didática específica, apenas mostra as fases e características do crescimento da maturação. O conhecimento e aquisição da teoria faz com que os educadores possam oferecer estímulos para um maior desenvolvimento do individuo.

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