domingo, 30 de agosto de 2009

TÓPICOS SOBRE A TEORIA DE VYGOTSKY

A teoria em Vygotsky para se entender o processo de ensino-aprendizagem, tem como ponto de partida, a explicação de que especifico do ser humano, a sua consciência, é a base para adquirir o saber. A partir dai, o estudo e a pesquisa dele está voltado para o social no desenvolvimento humano, no qual é denominado pelo autor como funções "psicológicas superiores". É em cima da base biológica (descatar toda a teoria genetica e hereditaria como fonte de saber) e no funcionamento psicológico que Vygotsky forma "a teoria luria". É necessário lembrar que a obra de Vygotsky é essencialmente uma obra inacabada (devido a sua morte prematura), mas é uma teoria completa em si e bem-elaborada no sentido pedagogico. As idéias e hipóteses do mesmo continuam sendo desenvolvidas e ampliadas atualmente, podemos citar Wersth, divulgador das teses de Vygotsky no Ocidente.
Ao mediar pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria formas de ação que o distinguem de outros animais. Sendo assim, a compreensão do desenvolvimento subjetivo não pode ser buscada em propriedades naturais do sistema nervoso, mas na interação do homem com o meio.
As funções mentais são organizadas a partir da ação de diversos elementos que atuam de forma articulada, cada um desempenhando um papel naquilo que se contribui como sistema diferente nas mentes.
Enquanto sujeito de conhecimento,(EPISTEMICO) o homem não tem acesso direito aos objetos, mas acesso mediado (FEITO ATRAVES DOS RECORTES DO REAL OPERADOS PELOS SISTEMAS SIMBÓLICOS DE QUE DSPÕE)
A mediação, em Vygotsky, inclui dois aspectos: refere-se ao processo de representação mental e a idéia de sistemas simbólicos que se interpõe entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Esses aspectos são complementares.

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