terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sociologia

introdução à Sociologia
O conhecimento sociológico é fundamental para a formação da cidadania e participação das pessoas na vida em sociedade. A disciplina Sociologia aparece como obrigatória na formação do referencial teórico metodológicos da educação. A Sociologia que auxilia na compreensão das relações sociais, políticas, econômicas e culturais; no qual o contexto educacional contribui para um a formação humanizadora, ética e relacional.

A função básica da educação é justamente a de transmitir os valores morais, o educador exerce o seu poder em nome da sociedade. Os fatos sociais são considerados como externo e coercitivos de que a relação entre educação e sociedade, abriu as portas da sociabilidade. Dessa maneira, o meio social é analisado como local de uma enorme segmentação, diferentes grupos lutando por recursos limitados.

Para a sociologia, a educação é o processo de transmissão de conhecimentos e costumes de uma geração mais antiga para uma mais nova. É a instrução de indivíduos ainda “imaturos” para que se moldem à sociedade e possam nela conviver. Os seres humanos, ao nascerem, são como animais brutos. A educação ensina e transforma esses seres para que possam interagir com os outros seres já socializados.

Não é correto pensar que a educação se restringe unicamente à instituição (escola). Quando uma criança nasce, com pouco mais de um ano de idade já começa a falar a língua que seus pais e familiares falam, e isso nada mais é do que educação. O ato de escovar os dentes, de se vestir, de andar, todos foram aprendidos pela observação ou ensino dos mais velhos. Existem, basicamente, dois tipos de educação: assistemática e sistemática.


A DIVISÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS


• Sociologia: Estuda e pesquisa as relações sociais e as formas de associação sociais, as várias interações dentro da vida em sociedade.

• Antropologia: Estuda as semelhanças e as diferenças entre os vários grupos humanos. Ocupa-se com a diversidade cultural.

• Ciência Política: Estuda as atividades humanas ligadas a distribuição do poder, bem como as formas de governo na vida social.


Do século XV à atualidade, é o período que se desenvolveram as ciências humanas e sociais ( Psicologia, Pedagogia, Economia, Historia, Geografia e outras). As ciências Sociais se estabeleceram como conhecimento cientifico por causa das constantes transformações e conflitos que ocorriam na vida em sociedade. Para isso, organizou-se um corpo teórico e metodológico para se investigar o comportamento humano em sociedade.

A complexidade das relações sociais exige uma constante analise Sociológica, uma reflexão que fuga das respostas prontas e fáceis que são vistas nos meios de comunicação ou no cotidiano das pessoas. Somos chamados a fazer uma compreensão mais profunda de questões diversas.

Enfim, é hora de repensar os padrões, as regularidades que ordenam a vida social e sistematiza-los. Nesse contexto, a ciência da sociedade ganha importância e se confronta com os novos desafios.

15 comentários:

saionara disse...

Costinha muito intereçante o final do conteudo da introduçao a sociologia, deixou bem claro agora ! Sim , e seu blog esta muito educativo , Parabénss . Estarei sempre postando aki . Beijos

renata_negreiros disse...

bom eu achei muito legal pois nos iremos saber qual o ponto de vista da sociologia e o nosso e alem de que agente vamos saber um pouco mais muito bom mesmo adorei

renata_negreiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
4-T3CuB4N0s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
4-T3CuB4N0s disse...

A Introduçao de Sociologia, neste textto deixa bem claro que Sociologia nao e uma materia qualquer e sim uma materia que a cada dia se renova a partir dos olhares da sociedade!!!
Parabens pela Iniciativa Costinha!!

Mateus Gabriel

saara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
saara disse...

Adorei o texto ,ele nos mostra claramente a introdução da sociologia entre outros meios.Assim podemos perceber a importância que ela tem !Ta ótimo o seu blog costinha ,Parabéns .

Islany Dynara.

eu disse...

Gostei muito do conteudo, ajudou no trabalho que vc passou sobre ciencias sociais.
Seu blog esta muito educativo, como saionara citou. Esta ajudando a esclarecer as duvidas da gente.e tanbem iremos ficar mais por dentro dos assuntos!
PARABENS, ADOREI.
___
Bjoos amoor ;)
Por: Thaís Gregório

♥♥♥Manúh disse...

E que bom que existe a Sociologia!Creio que antes de sua existência , o pensamento das pessoas em relação a determinados conteúdos eram outros. Assuntos que não se podiam abordar , hoje , é transmitido de forma livre para todos. A Sociologia é realmente a grande porta para a sociedade , é o começo de tudo.

By: Manu ...

amanda disse...

Costinha é bom saber que o estudo da sociologia é tão importante quanto qualquer outra materia para construção da nossa cidadania e para compreendermos as relações sociais política,econômica e culturais para que possamos interagir com outras pessoas.

Rodrigo disse...

Como ja diz:''O conhecimento sociológico é fundamental para a formação da cidadania e participação das pessoas na vida em sociedade.''
Costinha isso ja fala tudo, sem a sociedade como seria a nossas vidas.

de:RODRIGO DE OLIVEIRA - 1ºANO E. MÉDIO

dennys disse...

Achei bastante intereçante pois na introdução explica o que é realmente sociologia , vale a pena ler e esta sempre vendo seu blog

Parabens Costinha

Dennys Venancio

Alinne disse...

Costiiiiiinhaa amooooooooor !
Gostei mt da sua postagem ! Deixa bem claro , que Sociologia não é apenas uma disciplina , e sim uma forma de conhecimento , que devemos ter em relação ao nosso cotidiano ! Parabéns ! Seu blog esta mt educativo .. Estarei sempre dando uma olhadinha e postando aqui ! Beiijos ..
Pôor : Alinne Duarte *---*

Unknown disse...

Booooom ! 😍

Daniela Cavalcante disse...

Booooom ! 😍