segunda-feira, 7 de junho de 2021

O Estado Moderno


 Leia o texto a seguir preenchendo os campos em branco com as palavras a seguir, dando-lhe o devido sentido às frases do texto.

burocrática moderno

para governar.

a classe dominante

Constituição


vamos conhecer as definições de Estado na Sociologia.

 O Estado pode ser definido como uma instituição organizada social, política e juridicamente com base em uma lei máxima chamada ___________. É reconhecido interna e externamente (pela comunidade internacional) e, por meio de um governo, em geral eleito pelos cidadãos, exerce soberania sobre um território.

O Estado _____________ – fruto da Revolução Francesa (1789) ou da constitucionalização das monarquias absolutistas europeias (Revolução Gloriosa na Inglaterra, por exemplo) – é um órgão dotado de um corpo de funcionários treinados e contratados, na maioria das vezes, por concursos públicos legais em exames que avaliam seu saber específico e sua competência técnica. O Estado é ainda regido por regras relativamente estáveis e, dessa forma, é o executor do poder político. É por meio dele que age ___________

Outros  elementos importantes para se perceber na modernidade do Estado é Constituição,  soberania e território. Como também, o Estado garante os direitos a todos os cidadãos e sua liberdade individual para qualquer pessoa.

 Para quer serve o Estado no sistema capitalista ?

o Estado não é o representante de toda a sociedade ou do interesse de todos, mas uma instituição a serviço de um grupo (_____________) e contra outros grupos no interior da sociedade (os dominados).

No dentro da estrutura do Estado, existiam diversas instâncias administrativas. São os níveis decisórios de poder, controlados de maneira conflituosa pelas diversas frações da classe burguesa dominante.

A estrutura ______________nos Estados tem levado cada vez mais a um aumento de poder na mão dos governos e ao controle excessivo dos cidadãos por meio do acesso de dados pessoais informatizados, câmeras, satélites, etc. Esse controle fica nas mãos de grandes empresas e esse processo permite aos dirigentes políticos restringirem, em alguns casos, muitas das liberdades individuais.

 


Porém, para o cidadão moderno, o Estado racional-legal foi a melhor garantia de respeito, liberdade e aperfeiçoamento das leis, por meio da eleição democrática dos membros do Congresso Nacional.

6 comentários:

Grazielle Dias disse...

1-constituiçao
2-burocrática moderno
3-para governar
4-a classe dominante
5-constituiçao

Unknown disse...

Teoria
Violência
Patriarcais
Mulheres
Poder
Mulheres
Cuidadora
Sociedade
Orientação sexual
Relações de dominação
Questionar
Divisão sexual do trabalho

Unknown disse...

Eliã Isidro Bernardo 2°A
1- Constituição
2-Burocrática moderno
3-Para governar
4- a classe dominante
5- Constituição

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Matheus de Lima felix 2°C Noturno.

1- Constituição
2-Burocrática moderno
3-Para governar
4- a classe dominante
5- Constituição

Danilo Souza disse...

Danilo Souza de Oliveira 2° A Noturno


1-constituicão
2-burocrática moderno
3-para governar
4-a classe dominante
5-constituição