sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Sociedade, Parentesco e Família.





O nosso objetivo é buscar o início de uma reflexão mais complexa sobre o tema e mostrar que a situação não é tão simples de se explicar e de se entender apenas por uma justificativa simplória. Primeiro, precisamos compreender que família não estrutura e forma a sociedade em geral, é ao contrário: a sociedade que forma a família. É necessário desconstruir algumas ideias errôneas que compreendemos de modo simplista da relação família e sociedade.

Constantemente ao lermos em jornais, assistirmos na internet ou recebemos informações sobre situações de conflitos ( assassinatos, brigas) e crises familiares, refletimos sobre o "papel" da família na sociedade, não pensamos que aquilo é uma consequência de vários fatores. E também como se a mesma tivesse uma função reguladora ou possuísse um poder de gerar bons cidadãos. São informações distorcidas que mostram ao contrário daquilo que sentimos sobre a nossa própria família e do que pensamos nas nossas cabeças. A famosa desestruturação dos membros na mesma já é assunto comum. "O mundo está de cabeça para baixo," pode se dizer que as pessoas que não entendem que as famílias  e o parentesco são conceitos sociais dinâmicos e em constantes mudanças de acordo com o ritmo histórico da sociedade. 

As descobertas feitas nas pesquisas Sociológicas e Antropológicas mostram o quanto é complexo se  analisar as relações de parentesco  e que pelo senso comum reproduzem somente a transgressão das regras familiares. O modelo atual e nuclear de família e também de parentesco se tornou mais um resultado de processos históricos diversos para a consolidação da modernidade do que algo que já existia como eterno e fixo dentro da sociedade civilizada. 

As investigações científicas se mostraram emblemáticas no que compreendemos que a base da família ( Mãe, Pai e Filhos). Vamos lá, primeiramente de que isso não está numa relação geracional e sanguínea dos membros. Na verdade, a Antropologia demonstra que as condições de consanguinidade se tornaram apenas um dos elementos para a análise do núcleo familiar, não é o principal ou o mais importante. Outras condições como a econômica e até de circulação das pessoas tem se mostrado importantes em certos aspectos quanto o assunto é "família". 

Assim associando a genealogia do parentesco, podemos ver que ambas se formam e se mantem a partir de interesses externos a elas mesmas, presentes mais nos elementos socioculturais do que nos sanguíneos, como se fosse a consequência e não causa. O casamento mostra que a união de um homem com um mulher obedecia a interesse econômicos e de categorias sociais do que uma ligação afetiva.

As investigações levaram as comparações culturais revelando que em todas as sociedades humanas existentes há um sistema de adoção e estruturação do que seja "a família ideal" para aquela cultura e  as relações de "parentesco correto", por vezes diferentes e até contraditórios aos nossos padrões. Ou seja, a família se forma para ajudar a manter a funcionar um sistema social maior do que interesses particulares.

Esse sistema tem como função a manutenção e reprodução dos laços de convivência(econômico, político, social) que estão na sociedade especificada quer seja uma sociedade africana, asiática ou nativas, pouco relacionado com a reprodução sexual e a proteção de sua prole ( filhos). 

Assim, quando assistimos aos programas de TV's e na internet mesmo os (des)casos que pululam nos meios de comunicação revelam uma situação particular que não podem jamais ser generalizada, alias como modelo de punição para os outros membros da sociedade. Diga-se de passagem que a sociabilidade humana dentro do atual modelo familiar está permeada de condições contraditórias: sociedades individualistas, urbanas, desagregadoras e que somente acentuam o sentimento de exploração que sempre vem acontecendo frequentemente no espaço público e vem para dentro da lar. Quando alguém quebra a regra instituída pela sociedade, sofre sérias punições por não obedecer a ordem estabelecida. Ao contrário do que se imagina, as outras instituições sociais necessitam da organização normativa e cultural para existir, usam a família e o parentesco que são "naturais" para a formação das virtudes da pessoa, para acentuar a função de cada membro na sociedade. Mas, se permite a existência da família é em condições restritas com regras de convívio para a manutenção de outras ordens, isso é uma relação de confronto e oposições que estabelecem um certo equilíbrio para a manutenção de ambas (sociedade e família).

2 comentários:

G. Rafaelly disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cruella Fashion Model disse...

Olá a todos, estou aqui para testemunhar, de como me tornei rica e famosa modelo de sucesso no mundo, venho passando por dificuldades há anos, desde que perdi meus pais, não pude prosseguir com minha carreira devido à solução financeira então, até cinco meses atrás, eu me referia a um amigo que me apresentou à família da maçonaria, a princípio tive medo de entrar, pois li tantas notícias falsas na internet sobre a família da maçonaria, e que agora conheço isso não é verdade, tudo era notícia falsa, e quero usar esta oportunidade para agradecer muito à família da maçonaria, a todos os irmãos e irmãs desta família. Estou muito grato pelo apoio que todos vocês me dão, e por aqueles que pensavam que a família da maçonaria é má, que não conhece as regras e regulamentos desta família, por favor, pare de julgar o que você não conhece e pare de compartilhar notícias falsas, se você estiver interessado em se tornar um membro e aproveitar o benefício da família da maçonaria, entre em contato endereço oficial abaixo para mais informações.

WhatsApp; +31 687 329 133.
O endereço eletrônico; info.masonic.oregon@email.cz
O endereço eletrônico; info.masonic.oregon@gmail.com
Ou leia mais sobre nós no link da página do Facebook; https://web.facebook.com/infomasonicoregon.