quarta-feira, 28 de julho de 2021

Aspectos teóricos de Pierre Bourdieu.






Pierre Bourdieu colaborou para uma Sociologia capaz de explicar aqui que se escondia no comportamento social e faltava uma explicação. Para ele, as diferentes práticas sociais, inclusive aquelas relacionadas, baseiam-se na posição que as pessoas ocupam na estrutura da sociedade. Em outras palavras, elas se baseiam em sua posição social. A cada posição, correspondem determinados estilos de vida. Essas disposições formam um sistema complexo que diz como as pessoas devem se comportar. Bourdieu chamou esse sistema de habitus. Note que não se trata de “hábito”, mas da palavra latina habitus. Mas, se fossemos pensar assim em relação aos gêneros ?

Na obra “A dominação masculina”, ele discorre sobre a estrutura do poder do masculino no processo de eternização do gênero. vamos lá entender seu pensamento: O ser homem (corpo) no sentido social está automaticamente vinculado as identidades heterossexuais ( sexualidade ) e ao masculino genérico. Não seria somente o corpo, mas a linguagem, a imagem e outros meios de usar o masculino. Ou seja, a “ doxa” seria a crença ou práticas sociais que são consideradas como normais e comuns, evidentes por si mesmas, não sendo objeto de nenhuma discussão ou reflexão. A partir daí, homens e mulheres vivem seus gêneros, exercem a sexualidade e elaboram o corpo cultural de acordo com os padrões coercitivos do meio social. 

As analises de gêneros sempre estiveram coladas ao corpo e à sexualidade. Assim diariamente quando pensamos em sexualidade e corpo estendemos esse pensamento as nossas observações para o "Gênero" pela visão reducionista ou essencialista da divisão biológica ( masculino e feminino), nem se quer ousamos pensar pluralmente em masculinos e femininos. 
Desta forma, a tríade ( corpo, sexualidade e gênero) se naturaliza como algo social e torna-se obrigatória para o individuo, a apropriação e o uso dos mesmos, fazendo deles uma afirmação de seu caráter construtor pela historia e sujeição no social. A tríade influencia o individuo, perpassa as próprias fronteiras instauradas dos mesmos e fluem para outros campos. Pensemos nos nossos sentimentos e emoções que estão rotulados de masculino e feminino. Ressaltamos o importante papel desempenhado pelos mecanismos culturais adversos para a formação da sexualidade, do corpo e gênero dentro de um contexto social restrito que reflete de forma singular na condução da pessoa. O controle e a vivencia vão ser cercados de tabus e códigos que têm como ponto comum o exercício da subordinação e da dominação.
O que você terminou de ler foi uma ponta do fio que leva ao novelo da Sociologia de Pierre Bourdieu em "A dominação Masculina." Sempre questionador que inverte a relação causa e efeito da prática social que hierarquiza as nossas vivencias, Bourdieu é um convite para concordar ou discorda de suas analises sociológicas com ética e crítica. Quando se ler e reler seus textos, frutos de suas pesquisas sociais, podemos mergulhar naquilo que chamamos sair da própria bolha. 

Nenhum comentário: