quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tecendo a madrugada




Um galo e  ninguém sabia explicar direito sobre a origem dele, de onde veio e como chegou ali. As pessoas o reverenciavam  como um deus, cantando músicas que tivessem na letra algo sobre o galo e outros se vestiam com fantasias de penas. A cada ano a quantidade ficava maior, eram devotas do galo.
Era igual aos outros que encontramos nos terreiros.  De vez enquando, o galo abria as asas, esticava o pescoço e cacarejava. Era tão forte que de  longe se ouvia.  Os donos ficavam felizes com a ave que era o rei da freguesia.
De manhã, o galo  olhava o alvorecer e  ficava esperando os primeiros raios iluminar   e entoava o canto. O que outros não sabiam, era  que  se fazia isso por um único motivo: acreditava que poderia ser atacado pelo sol.  O inimigo morava no céu e  avançaria  em  direção ao terreiro e destituiria  de seu reino.  Sendo valente e corajoso por natureza, cantava como uma forma de convocar os demais  galos da vizinhança. Assim, todos cantavam para aplacar o inimigo imaginário.  Se o dia amanhecesse nublado ou até chuvoso, o  galo justificava dizendo que  o sol se escondeu entre as nuvens por medo.
Quando a noite chegava, o galo se recolhia ao puleiro. De longe, a lua era admirada por ele.  Olhava  cortejando, não cantava, mas sim uivava apaixonado. Isso acontecia há anos.  Quando a lua aparecia maior no céu arrodeada com as estrelas, o iuvo era intenso e agudo.  Se por acaso, não encontrasse  seu vestígios dela na noite, culpava o desaparecimento acreditando que era ciúmes do sol.
Muito tempo depois...Numa certa manhã de sábado, ninguém conseguiu explicar o que acontecceu com o galo e a paixão pela lua e sua disputa com sol. O certo é que o galo está nas ruas do Recife, sendo exaltado por foliões. Ergue-se como um totem no meio da ponte, parece alcançar os céus. E todos sabem, se é que tem tempo para pensar que o carnaval começa somente no galo da madrugada.

3 comentários:

EDSON disse...

Você tornou seu texto uma lenda para a origem do galo da madrugada.

Áurea disse...

ae costinha marcelo 6º equipe suas histórias é muito legal

Unknown disse...

costinha sabrina 8 ano escola CEM, adorei o conto do galo , um forma das pessoas terem um idéia sobre como surgiu o galo da madrugada!
adoreei o conto muito legal é diferente!
bjss..