terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sobre as estrelas



"Brilhar para sempre, brilhar como um farol, brilhar com brilho eterno, gente é para brilhar..."
( Maiakóvski)

O destino está nas estrelas. olhando as constelações a noite podemos fazer várias leituras delas. Se a sorte ou o infortúnio ocorre da forma como vemos, lemos e admiramos as estrelas. Precisamos criar uma relação entre a vida que vivemos na terra e as estrelas que se compõem no céu. Uma estrela guiou reis  magos para a criança que nascia, outra que cai e o desejo que se pensou e as três marias poderiam sugerir irmãs...
Há tempos atrás, fugindo da seca, os retirantes saiam em família numerosa pelas estradas, faziam de tudo para escapar das piores situações: não morrer de fome, sentir sede e não ter água para beber ou simplesmente serem abandonados pelo meio do caminho. Os maridos viajavam sozinhos para as cidades distantes, deixando os filhos na responsabilidade das esposas. Alguns nunca voltavam para o lar. Crianças eram mandadas para casa de familiares. de onde nunca mais teriam contatos com sua família. As meninas quase moças se tornavam objetos de trocada por comida ou animais. Meninos quase homens também são trocados por dinheiro. Isso acontecia por causa da seca.
Cada menino, cada menina que vivesse tal situação de abandono e privação, os pais buscavam uma explicação para que se aceitassem a situação. Diziam: você vai se encantar, virar estrela no céu, onde eternamente seu pai, sua mãe poderá vê-lo. A lua os transformava em pequenos astros para morar no céu. Se uma nova estrela aparece em volta da lua, será a criança que carregou o peso da violência da seca.
Assim, se um retirante olhasse para o céu estrelado, procurava encontrar o filho perdido na estrada ou a filha abandonado numa casa distante na forma de estrela.

3 comentários:

Unknown disse...

Fiquei comovida com o texto. A seca realmente retrata o sofrimento de pessoas que buscavam um meio de subsistência.

O banquete de Edson disse...

As lendas estão aí para serem imitadas de forma artística como vc fez nesse seu texto. Pura mimese, pura literatura e filosofia.

Unknown disse...

Uma história muito triste que fala sobre a velha e ruim seca.
Os maridos iam para as cidades grandes , é deixavam os filhos na responsabilidade de cuidar das esposas.
As crianças eram tipo de forma exiladas principalmente as meninas eram concideradas um objeto que eram trocadas por comidas é até animais.


Fiquei Surpreso.

ASS: Luiz Eduardo
Série:6°ano
Colégio Equipe