sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O cangaceiro e o beato




Para Jararacá( que não fez a prece final)
“ O sertão é uma espera enorme” ( Guimarães Rosa)

Um cangaceiro que atormentava as pessoas e só vivia de fazer maldades nas entocas da caatinga se encontrou com um beato  que andava pelos sertões a ajudar aos mais necessitados,  fazer caridade aos pobres e dar bons conselhos aos desorientados da vida.
Quando os dois se viram, o cangaceiro sacou da arma e avisou que seria a última vez  que o beato viria alguém. O beato pediu que fossem  para debaixo da sombra de um juazeiro próximo já que era tarde e o sol forte castigava com o calor nessas horas com desassosego. O cangeiro concordou. Ambos andaram para debaixo da árvore. Na sombra do juazeiro, o beato ficou em silêncio a pensar. O cangaceiro disse: reza  pela derradeira vez.  Reze por você, por mim e toda a gente desse sertão. Daí, respondeu o beato ao cangaceiro: Você vai esperar até que eu acabe com a prece. O cangaceiro falou:  Pode fazer, eu espero o tempo que for.
O velho ajoelhou-se. Fez o sinal da cruz. E começou a  prece.  Rezou do meio-dia até o anoitecer, do anoitecer rezou ao dia raiar, da manhã até a noite de novo. Do verão  até o invernada.  A reza se alongou de  um ano após outro.
O juazeiro cresceu tanto que chegou até as nuvens, dos frutos nasceram novos juazeiros até toda a redondeza virar uma imensa mata e a prece final não terminava...A arma do cangaceiro se fez pó há muito tempo, as roupas de couro ficaram finas. O calor ressecou os dois, mas nada afeta a espera. Já não possuem forças para sair da posição que estão e do lugar que ficaram. Mesmo assim, a vida continua no sertão entre a ameaça de ser tirada a vida e o amém final da prece  a Deus.

12 comentários:

Unknown disse...

O beato por ser conheçido por ter muita fé, usou isso de mafé contra o cangaceiro e o enganou, mais pelo cangaceiro crer também em Deus acreditou acreditou mais rapido ainda, até que chegou um tempo em que não se havia mais arma, e ele( o cangaceiro) se "safou".

Unknown disse...

o beato enganou o cangaceiro e rezou até não existir mais arma para o matar , e o cangaceiro se cançar.
Assim ele se safou de ter morrido !
o final dessa história foi a única solução que ele encontrou para se livrar de morrer .

O banquete de Edson disse...

verDadeira literatura regional. ADOREI

Unknown disse...

o beato se safol de morrer so resando para deus!

Anônimo disse...

suponho que tenha sido mais a angustia do medo da morte que fez o beato continuar sua prece do que qualquer outra coisa.

pode ser pq ando sem fé.

bju, amigo.

blog do Guibson disse...

O beato por ser um homem de muita fé ele rezou uma oração muito longa e o cangaceiro não resistiu a espera da reza e morreu e o beato se safou da morte.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Uma história muito interessante do sertão nordestino.

Costinha sou aluno seu do 6° ano no Colégio Equipe.

Luiz Eduardo.

Adoreii .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

o beato por ser um homem de muita fé , rezou até não existir mais nada para que podesse lhe matar , como a arma , e assim se safou de ter morrido .
sou aluna do 6° ano no Colégio Equipe.
meu nome é emilia .

Unknown disse...

O beato é um homem de muita fé,pois ele usou sua boa fé para enganar o cangaceiro.
E foi assim que o beato se safou de ter morrido.

Sou a aluna do oitavo ano.
Jaynne

eduarda gatinha disse...

o beato se safou,por sua fé em deus,
resou até não se sabe quando!
eduarda,8ºano-cem..
bjs!!!!!!!!!!!!