segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

VOCÊ É DEUS






Sereis como os deuses, conhecendo o bem e o mal.

 
Existe em algumas pessoas, a propensão a se acharem Deus com direito a reverências e respeito, muito respeito. A maioria sente-se assim pelas  profissões que ocupam ou um cargo qualquer ou se possui um grau maior do que os outros. Se acha Deus. São professores, políticos, artistas,  jogadores, pastores, diretores... Eles não duvidam, possuem a certeza disso e somente uma pequena percentagem ainda restam dúvidas: Se achar Deus.  Tornar-se semelhante a Deus é pouco para essa turma, as pessoas quando trabalham ou convivem, acreditam que são Ele. Já ouviu alguém dizer essa expressão num momento de discussão: Você sabe com quem está falando ? Puro exercício do poder divino. Por isso,  deixei de ser Deus, os outros ainda não.
Os nomes que nos são dado já garante a primeira lição ( Você é Deus). A partir disso temos direitos adquiridos e benefícios conquistados ao ser Deus, e termos o nome próprio.  Calcular-se o que se ganha  tendo a convicção de se sentir o próprio Deus. Sentir-se assim..e ser seduzido pelo poder terreno ou celete.
Abandona-se essa ideia para se tornar humano, dificil. Todo mortal tem os seus limites e erros. Não se pode pensar em Deus e ao mesmo tempo ter a condição humana.  Se pensarmos as duas possibilidades,  estaremos correndo o risco de se achar Deus disfarçadamente, sendo um pobre diabo.

2 comentários:

Anônimo disse...

o Phoda é conviver com pessoas assim.

Eu tava ontem mesmo falando sobre como me irrita essa prepotência humana.

vc fala de cargos e salários.

mas tem gente que se acha Deus por mto menos... por ler Nietzche, por exemplo. ou sacar filosofia. OU gostar de filmes de arte.. enfim.

Esse tipo de coisa que deveria engrandecer, diminui.

Os que se acham Deus por coisas assim não passam de mediocrezinhos.. pobres mortais.

Quanto mais temos ou sabemos, mais precisamos ter ou saber.

bju (bom demais te ver na sexta!!)

Unknown disse...

É muito difícil conviver com pessoas assim são muito egocentristas, mais uma hora tudo girando ao redor delas (ou elas achando que realmente gira)da enjoo.