terça-feira, 23 de agosto de 2011

A bicicleta


"Temos que nos identificar não com as pessoas que são parecidas conosco, mas com pessoas que tem desejos como os nossos" ( Gonçalo Tavares, escritor português)

Os habitantes da cidade se conhecem por aquilo que possuíam, o curioso nessa cidade é que todos  tinha pelo menos um objeto feito brasão para se identificarem e se reconhecerem. O homem anda pelas ruas fumando, dai outro vem com um cigarro e pede para acender. A comunicação secreta foi feita com os dois. O Mesmo acontece com o sujeito que caminha carregando um rádio no bolso. Alguém para e pergunta por qualquer notícia. Um velho usa chapéu e óculos escuro, alguém olha e comenta a beleza do chapéu,  pouco tempo depois está feita uma amizade. Ter alguma coisa manifesta o nosso desejo e aproxima as pessoas.
No meio disso havia o menino que gostava de ver as raras pessoas nas ruas passando com as bicicletas. O menino se sentia como numa ilha esperando pelo dia de ter uma bicicleta. Alguns indo trabalhar ou resolver qualquer coisa. Em certos locais se via uma  certa quantidade delas estacionadas, eram de todo jeito e com os tipos mais esquisitos. Aquilo inspirava a imaginação do garoto que acreditava no dia em que todos usariam somente bicicletas, pensava inocentemente ele. As bicicletas não eram maioria, as motos e dos carros dominavam e ditavam as regras do trânsito.Seria possível identificar quem era o dono pela originalidade que se cuidava dela? Assim, nasceu sua vontade de ter uma bicicleta e ser igual aos demais. O magnetismo eram tanto que seus olhos rodavam ao ver os pneus nas oficinas sendo consertados. Um mundo encantado admirado ao longo.
Só tinha o desejo realizado quando algum amiguinho lhe emprestava a bicicleta para pedalar pela rua. Sentia uma sensação de felicidade inexplicável com o vento batendo no rosto, a alegria  lhe vinha de forma estranha nas pernas. Sim, a bicicleta era transformadora das emoções humanas. Mas, isso durava pouco tempo e novamente ele punha os pés no chão. Certa vez, no período natalino, o menino escreveu bilhetes com a seguinte frase: Não esqueça da minha bicicleta. Pôs por todos os lugares da casa onde o pai poderia encontrá-lo. Na noite de Natal teve uma decepção em receber outro presente.
Ao ir à escola sabia ainda mais dessa diferença  de desejo dele e dos outros. No pátio ao ver os amigos chegando ou indo embora com as bicicletas e ele andando pela calçada lhe sufocava o desejo. Um dia como outro qualquer ao chegar da escola, o pai trouxe uma bicicleta que estava escondida na dispensa de presente. A alegria de recebê-la invadiu invadiu de fôlego o restando do dia. Pedalou até não querer mais. Foi à lugares mais distantes como um desafio a si próprio. A noite, resolveu "dar nome" ao objeto de encantamento, chamou de mimosa, enquanto passava um pano apaixonado por sobre ela.
Sua vida teve outro desdobramento depois de possuir mimosa. O corpo de homem ficou com cicatrizes das quedas e arranhões. Teve outras, mas foi o desejo por algo feito asas que batiam nos pés  que lhe transformou.  Inaugurou o homem dentro dele e o orgulho de ser mais um cidadão de um estranho objeto que lhe fazia a mágica de voar. A paixão que nunca passou na vida, mesmo depois de ser adulto. Andar de bicicleta era uma forma de permanecer na meninice sem ser censurado.

2 comentários:

Anônimo disse...

quem já não quis ter uma bicicleta?/
aprendi a andar de bike aos 15. Tarde já, né??

amo até hj. Apesar de há tempos não praticar.

Bj

thais gregorio disse...

Adorei o texto costinha..
Acho que você já está com mt saudade da sua bicicleta. rsrs
bjs!