quinta-feira, 8 de julho de 2010

SEM TEMPO DE ESCOLA



  O despertador toca, um suspiro sai e de olhos sonolentos  estende a mão e desliga-o.  Tem-se um preguiça de elefante para se levantar, sabia que já era segunda-feira : sinônimo de trabalho. Mesmo assim, fica de pé ...Toma banho com água fria e  escova os dentes. Depois de arrumado, vai até a cozinha. 
A esposa está terminando o café. O cheiro desperta o apetite, não a vontade de ir trabalhar. Senta-se um pouco emburrado e parece que os primeiros pensamentos enfim fluem na consciência. Recorda dos acontecimentos do domingo : o churrasco regado com cerveja, as conversas dos amigos, mas volta a sim e pensa na jornada de aulas que viria no dia. A idade já não lhe proporciona mudar de profissão e o jeito é continuar fingir que ensina e os alunos fingirem que aprendem. Para espantar o pensamento,  ver  as primeiras notícias na televisão. As reportagens são iguais, nada de novo para acontecer, a cidade caminha em circulos como o relógio no pulso. Toma um gole de café e olha de novo a TV , está atrasado não sente culpa nisso.  Ser pontual é um anomalia na vida escolar. Suspira aliviado por fazer parte dos professores  "normais" e  satisfeito com a verdade conclusiva, sorrir maliciosamente consigo mesmo. Com o propósito de chegar mais uma vez assim, vai lentamemte organizando o material que irá levar. Articula o que vai dizer nas turmas: O jogo de futebol, o programa fantástico, um acidente...Vai ameaçar  alunos e dar uma lição de moral as meninas para se comportarem melhor. Lembra-se dos colegas e as conversar interminaveis nos corredores, do vai-vem entre dos mestres entre a sala de aula e a sala dos professores. Recorda dos casos ocorridos e das intrigas sem fundamentos algum. Seu pensamento ainda lembra das salas de aulas cheia de alunos fazendo bagunça enquanto os professores ficam vendo as revistas de perfumes noutro.  Essa é a instituição escolar na sociedade. Nem melhor ou pior do que as outras. Talvez na meio politico seja, talvez no meio empresarial seja assim...
Ao sair de casa, a única coisa que planeja  e vai realziar com certeza, é liberar 15 minutos antes do sinal do intervalo tocar a turma. Também vai soltar um por um, cada aluno no final da última aula. Elaborar um questionários com 15 perguntas para todos copiarem as respostas do livro. Juntar duas turmas num horário só. Assim passa o expediente sem muito esforço e pronto. Não esquentar com isso o mundo anda meio torto mesmo.
Quase uma hora depois, ver a escola de longe. Não tem ninguém apesar de está aberto  o  portão. Será que errou o dia ? feriado ?  Deminui os passos e vai se aproximando...observar um pequeno cartaz que anuncia: A partir de hoje não se terá mais aula. Motivo: todo mundo já sabe o suficiente para entender e explicar a vida sem precisar ir a escola. Suspirar e fecha os olhos e toca o relógio.

Um comentário:

G. Rafaelly disse...

Amei esse texto, muito interessante.
Nem sempre sabemos de tudo, as veses precisamos de uma ajudinha, de professores que nos ensine, para termos um bom futuro...
Mas fazer o que quando alunos não querem aprender, acham que é so colocar um Curriculo em uma fábrica e ganhar um salario que vão ter uma boa vida...As coisa hoje em dia não está tão fácil o quanto parece.
Com tais comportamento desses alunos, deixam os professores desmotivados.E com isso preferem ficar em casa, curtido os amigos e fazendo festas.