sábado, 15 de outubro de 2011

Diário de Educador no dia dos professores


Hoje, dia do professor, sai duas vezes pelo Centro da cidade.  A primeira vez foi de manhã cedo e a segunda ocorreu no final da tarde, em ambos foram feito de maneira rápida. De manhã a cidade estava lotada de gente indo as compras semanais, dia feira livre. No final da tarde, menos movimentada mas com gente ainda indo as compras nos supermercados. A maioria das pessoas em Macaíba sabem quem eu sou e o que faço: Sou educador, em outras palavras: Professor. Nesses dois momentos encontrei com vários estudantes, funcionários e ex-estudantes e amigos. Todos me saudaram com um bom dia ! boa tarde ! Mas acho que faltou algo.
Uma estudante teve a capacidade de lembra-se da falta. Hoje era o dia do professor e por isso, me cumprimentou dando os parabéns.  Encontrei o esposo de uma professora amiga minha e falei: mando meus parabéns para ela. O homem ficou com um ar pensativo e emendou: De quê? Respondi: Dia do Professor. Outra situação inusitada foi quando levei um livro de presente para uma amiga. Quando cheguei a casa, a própria ainda estranhou aquele pacote em minhas mãos.
Nos horários que estava vendo televisão percebi a ausência da lembrança. Nenhum comercial ou se quer nenhum programa lembrou que hoje era o dia do professor. Tempos atrás, o governo colocou um comercial onde gente de diferentes países diziam que a pessoa mais importante para transformar a sociedade foi e é o professor. 
A partir disso fiquei reflexivo sobre as experiências e os discursos dos cidadãos sobre a tal valorização da educação que todos tanto comentam. Principalmente quando a pessoa se sente chamado a ser educador. Não vou comentar dos professores-mercenários que existem em toda e qualquer instituição de ensino.  Conclui que as pessoas ainda não estão conscientes do real papel da educação na vida social, tanto da parte de quem vive da educação como quem depende dela. Ou apenas comentam a importância da educação como cumplicidade com os demais que falam a mesma coisa; Apenas sabem que é importante a escola como instrumento de transformação das pessoas e que o “professor” é o principal agente desse processo. Mas, nem conseguem entender que quando falta educação ( termo no sentido amplo) sobre problemas sociais graves.
Escrevo isso não só pelo fato de ser um profissional na área de educação e querer que todos me saúdem com reverências, mas por percebe como as pessoas caminham de forma inconsciente e coletiva se notar que a estrada que damos esses passos nos leva a um abismo. Estamos perdendo a capacidade de ver no conhecimento e condição de adquirir o saber algo que nos faça mudar o rumo dessa história. Alguns começa a abrir os olhos e ver a realidade de maneira clara.  Recentemente uma estudante disse uma coisa que revelou o que eu quero como educador.

Nenhum comentário: