terça-feira, 29 de junho de 2021

MAX WEBER, Sociologias

Max Weber é um dos mais celebres pensadores das ciências humanas, foi construtor de um saber transdisciplinar dentro de uma época em que não se pensava nisso de forma sistemática. Escrevendo obras que dialoga com a economia, a história, a religião, a política e a própria sociologia. Esse intelectual decifrou embates da vida social e o sujeito social. É daqueles pensadores que se dedicam a viver da e para a vocação de professor, tendo à dedicação, a paixão e a inspiração, elementos importantes. 
Max Weber nos deixou uma obra-prima de relevante dimensão: “Economia e sociedade”. Nela é estudado tanto o seu método e instrumento de analise sociológica, isto é, a metodologia compreensiva como os tipos ideais que definem sistematicamente os tipos de ações, a compreensão daqueles que se dedicam à vocação de cientista deixando de fora juízo de valores que poderão contaminar o fazer do sociólogo ou do cientista de uma forma geral. 
De acordo com Weber, “Sociologia (No sentido aqui entendido desta palavra empregada com tantos significados diversos): uma Ciência que tenta interpretativamente entender a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”. Por ação entende-se, neste caso, a ação humana (tanto faz tratar-se de um fazer externo como um interno de omitir ou de permitir sempre que e na medida que um agente ou os agentes se relacionem com um sentido subjetivo." Assim, Weber demonstra que a própria Sociologia é produto de reflexão sobre si própria, além de uma Ciência com objeto e métodos.
Por fim, Para Weber, o papel do Cientista Social era descobrir os sentidos das ações humanas. E vocês ? O que dizem do pensamento social de Weber ?

 


3 comentários:

Unknown disse...

um grande homem achei muito interesande mesmo .

LARISSA MELO disse...

achei muito interesante a forma como esse homem vê a sociologia,por que muitas pessoas acham que a sociologia é só mais uma materia, mais lendo esse texto vemos que ela é muito mais que só uma materia, em si ela fala sobre a sociedade e seus problemas, fazendo comparações que nos levam a refletir e tirar uma conclusão de tudo o que foi dito, Ao final deste texto podemos concluir que MAX WEBER foi um sociológo de muita importância para a sociologia, pois os pensamentos dele nos leva a ver o que realmente é a sociologia em um todo.

Unknown disse...

É muito gratificante ler sobre um sociologo como Max Weber, e aprofundar-se cada vez mais na sociologia. Com certeza este intelectual nos deixou linhas por onde podemos trafegar com os nosso conhecimentos sobre ações sociais, e etc.