quinta-feira, 9 de setembro de 2010

De volta a caverna






" Que estranha cena descreves e que estranhos prisioneiros. São iguais a nós. " ( Platão, República, livro VII)

 
Durante muito tempo os homens explicavam a realidade sem nenhum artificio ou alegoria...Diziam as coisas como elas são de fato, o real era o que viam, sentiam e percebiam. Usavam a razão (lógica e argumentativa) como  única forma de entender e ordenar o mundo ao seu redor.  Certo dia, um habitante que morava numa caverna veio ao mundo exterior, lugar dos homens que entendendiam a realidade. Notou que nada era  alegre nas explicações desses homens do  mundo. 
Começou a tentar convencer os homens a irem morar com ele na caverna. Das muitas vantagens que mostrava, dizia que os mesmos estariam protegidos do sol, da chuva e das ameaças dos animais.  Depois acrescentou, na caverna somente há as sombras e o que dela nos provoca alegria. Uma luz projeta no fundo as imagens e fica-se maravilhado com suas formas. Questionava a todos: Para que ver as coisas face a face ? Os homens ouviram. Uns disconcordaram e outros concordaram, não tardou e logo e chegaram a um acordo: todos  o seguiram para a caverna. 
Novamente, o eremita tratou de dizer que o melhor é mesmo morar na caverna, mas acorrentados para que ninguém fizessem mal uns aos outros. Assim, se passaram anos dentro da caverna  sem ver a luz e as coisas reais que existiam. e novas gerações sugiram sem mais terem a real dimensão das coisas e nem o uso da razão. Observavam somente as sombras das coisas que passavam no fundo da caverna. O exercício de não ver mas a realidade como deve ser visto, os tornou ignorantes e sem a menor capacidade de se espantar com a vida.

5 comentários:

Unknown disse...

A grande maioria das pessoas insiste em viver nas sombras da ignorância e do desconforto espiritual!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alderi disse...

Aqueles que não conseguem enfrentar os reais problemas da vida,voltam para a caverna da sua ignorância. Pois é mais cômodo do que a busca pelo real sentido da existência. Muito bom esse texto.
Alderi, 1ª série do Ensino Médio. Colégio JELM

Ricardo Bevenuto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Bevenuto disse...

Ótimo texto!Nos faz refletir à cerca dos desafios da realidade que a vida nos apresenta e que devem ser encarados de frente, de cabeça erguida. Pois se não fosse assim, nunca saberíamos qual era o gosto de uma vitória, de uma conquista!